Cães e gatos estão suscetíveis a infecções de pele causadas por diversas bactérias. Chamadas de piodermites, estas doenças podem ser superficiais ou profundas, dependendo da camada de pele afetada. Na maioria dos casos, sua origem é o contato com a bactéria Staphyloccocus.
Sem riscos de contaminação para outros animais ou humanos, as piodermites se manifestam quando seu pet perde a barreira natural que impede micro-organismos presentes na superfície de sua pele de atacarem outras camadas da derme.
O animal atingido pela doença pode apresentar desde uma simples coceira até dores constantes e severas. Apesar disso, o desconforto e as condições de saúde dependem do grau de profundidade que a camada da pele é afetada.
Em todos os casos, a avaliação de um médico veterinário é importante, principalmente em animais que apresentam infecções dérmicas com frequência. Exames laboratoriais, tratamento e observação das condições de saúde podem indicar quais barreiras falharam na proteção do organismo e permitiram o aparecimento da piodermite. Só assim é possível evitar que o quadro tenha reincidência.
Em grande parte dos casos, o uso de Enrofloxacino é o tratamento mais indicado. Desenvolvido pela Labgard, o Enrogard é um antimicrobiano bactericida oral que tem o elemento como princípio ativo para tratamento de doenças provocadas por bactérias Gram positivas e Gram negativas. Também é indicado para tratamento de pneumonias, diarreias, mastites e otites.